O Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado de São Paulo (SENALBA/SP), após um dia inteiro de intensos debates e construção coletiva, encerrou as atividades do 21º Congresso Estadual, sábado, 18 de outubro, com uma grande assembleia, que aprovou a Pauta de Reivindicações da categoria.
A elaboração do documento que guiará as negociações com os grupos patronais refletiu o alto engajamento da categoria. Durante toda a tarde de sábado, os participantes do Congresso Estadual se dividiram em Grupos de Trabalho (GTs).
Nesses grupos, eles se dedicaram à leitura aprofundada das cláusulas já existentes nas Convenções Coletivas, debateram sua aplicação prática e sugeriram a inclusão de novos itens essenciais para a valorização dos trabalhadores.
O processo democrático culminou na Assembleia final, onde as propostas discutidas pelos GTs foram apresentadas e votadas.
Para Luiz Guedes, presidente do Senalba/SP: "Este processo de debate e construção conjunta demonstra a força e a maturidade da nossa categoria. A Pauta aprovada hoje não é apenas um documento; ela é o resultado da voz de cada trabalhador. Ela norteará as ações do SENALBA/SP nas mesas de negociação e será o nosso instrumento de luta para garantir reajustes justos, a manutenção e a ampliação dos nossos direitos", afirmou.