Democrático e plural, 19° Congresso Estadual do Senalba/SP reforça a luta da categoria

Com recorde de participantes, o 19° Congresso Estadual do Senalba/SP, realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro, na Colônia de Férias, em Caraguatatuba, reforçou e ampliou a luta da categoria em busca por direitos.

Para Luiz Guedes, presidente do Senalba/SP, “o saldo do Congresso é muito positivo, pois, democraticamente, reunimos representantes de todo Estado de São Paulo, onde todos puderam contribuir, cada um com sua particularidade, formando assim um grande panorama para as ações futuras”

DEBATE

O Congresso se desenvolveu a partir de três eixos: “Democracia, Sindicalismo e Direitos Trabalhistas”. Temas que foram debatidos e são essenciais para as ações em âmbito local e também nacional, apresentados por:

MIGUEL TORRES, presidente da Central Força Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da CNTM;

ANTONIO ROSELLA, advogado com ampla experiência na defesa dos direitos dos trabalhadores;

CLEMENTE GANZ LÚCIO, sociólogo, professor universitário e ex-diretor técnico do Dieese.

CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS DIRETRIZES

Os participantes de todo Estado de São Paulo, organizados em grupos, discutiram e apresentaram propostas para estabelecer as pautas de reivindicações da categoria. Pontos que serão defendidos pelo Senalba/SP frente aos grupos patronais.

LUTA COLETIVA

A luta por melhores condições de trabalho é uma luta de todos. Participe das ações do Senalba/SP. A união e a mobilização consciente entre os trabalhadores e o Sindicato representativo da categoria são os responsáveis para termos força de negociação junto aos grupos patronais.

“Direitos não surgem pela boa vontade do patrão, é a mobilização organizada que gera avanços e conquistas”, ressalta Guedes, presidente do Senalba/SP.

Fotos: Jane Amorim