Senalba SP: 59 anos de uma História em defesa dos trabalhadores e da Democracia

Por Luiz Guedes

O Senalba SP recebeu a Carta Sindical, que consolidou a defesa legal dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado de São Paulo, em 20 de março de 1964, poucos dias antes do golpe, que impôs a ditadura militar no Brasil.

Mesmo sob os “Anos de Chumbo”, período em que houve intervenções nos sindicatos e a liberdade foi suprimida, o Senalba SP manteve-se firme na defesa dos trabalhadores da categoria.

O Senalba SP esteve integrado às causas e às lutas do seu tempo. Não se estagnou, sempre acompanhando a evolução social, as transformações na sociedade e nas relações de trabalho.

A compreensão dos períodos históricos determinou ao Senalba SP avançar quanto na representação da categoria e na estruturação da entidade, ampliando o amparo aos trabalhadores.

A solidez da entidade é resultado das mobilizações dos trabalhadores e das ações das lideranças, que contribuíram para moldar a entidade em uma das mais estruturadas no país.

Histórico, completando 59 anos, mas conectado à modernidade, o Senalba SP, segue seu modelo dinâmico, que se tornou referência de atuação em defesa da categoria.

A atuação do Senalba SP está intrinsicamente ligada à consciência de luta coletiva, união que garante conquistas e, consequentemente, um futuro digno para os trabalhadores e seus familiares.

Luiz Guedes
Presidente do Senalba SP