19° CONGRESSO - “Democracia, sindicalismo e direitos trabalhistas”, por Luiz Guedes

O 19° Congresso Estadual do Senalba São Paulo coloca em debate três temas: Democracia, Sindicalismo e Direitos Trabalhistas. Ainda que muitos tentem desmembrá-los, em realidade, representam três pontos que se relacionam, de modo que se interconectam.

Observe como os temas, em simbiose, dialogam e estruturam-se:

1) Como estabelecer e manter Direitos Trabalhistas que respeitem a dignidade dos trabalhadores sem Sindicalismo forte?

2) Como ter representação dos trabalhadores sem Democracia sólida, em que se é possível ter voz, voto e liberdade para manifestações?

3) Como viver sob um Estado Democrático sem o respeito às Leis Trabalhistas?

A realização deste Congresso é uma prova de que a Democracia é essencial para os trabalhadores se reunirem, pensarem coletivamente e estabelecerem ações de luta por melhores condições de trabalho, que está intrinsecamente relacionada à luta por Justiça Social, já que ambas buscam eliminar desigualdades e garantir que todos os trabalhadores tenham a oportunidade de prosperar em um ambiente de trabalho justo e equitativo. Desta forma, a organização do Senalba/SP é fundamental para unir a categoria e formatar as ideias.

Ainda que a sociedade tenha se transformado, com o advento das novas tecnologias, que ampliaram, diversificaram e alteraram as relações trabalhistas, a dimensão fundamental do trabalho na vida humana mantém-se em essência.

Nenhuma inteligência artificial, computador, microchip ou plataforma tecnológica substituirá a grandeza do trabalho humano, que é fundamentado em uma construção social que surge a partir de uma relação equilibrada e justa entre Capital e Trabalho.

Eis o motivo deste Congresso. Pensar coletivamente sobre as demandas da classe trabalhadora, estruturada e respaldada pelo Sindicato, para avançar em direção a conquistas que equilibrem o poder. Essa luta não se limita apenas à busca por uma vida digna, mas também tem o propósito de apoiar a construção de um país onde a Justiça Social seja uma realidade, construída por toda sociedade.

Luiz Guedes  da  Conceição Aparecida

Presidente do Senalba/SP